fbpx

Atividade Física e Autoestima

Atividade-física-e-autoestima

Atividade física e autoestima –  Praticar atividades físicas, para muitos, é uma questão de necessidade, pois, uma vez que acostumado a sair todos os dias de casa para caminhar, correr, pedalar, ir para a academia, entre outros exercícios, na maioria das vezes, as pessoas acabam sentindo prazer em fazer.

Abaixo listamos 5 atividades físicas que melhoram o autoestima de uma pessoa.

Caminhada

É a atividade física mais comum, isso porque não requer muito preparo físico, além disso, é excelente para ajudar a função cerebral. Entre os benefícios da caminhada estão, melhoria na qualidade do sono, prevenção de doenças cardiovasculares, controle do colesterol, ótimo benefício para a gestação, por amenizar inchaços nos pés, entre outros.

Corrida

Assim como a caminhada, a corrida pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que tenha capacidade física para esse exercício. A corrida exige mais esforço em relação à caminhada, porém, migrar para a corrida é um processo natural de quem pratica caminhada. Entre os benefícios de uma pessoa que pratica corrida, podemos citar: aumento de massa muscular, redução do estresse, melhor eficiência do metabolismo e perda de peso.

Pedalar

Além da sensação de liberdade, pedalar promove vários benefícios para quem pratica, entre eles: perda de peso, maior sensação de prazer, isso pelo fato da liberação de endorfinas e serotoninas, maior resistência muscular, redução de colesterol, melhora a circulação sanguínea, aumenta a estamina, entre outros benefícios. Além disso, ajuda a criar novos relacionamentos. Se você tiver a oportunidade, aproveite para pedalar até seu local de trabalho, é uma ótima saída para quem tem pouco tempo para a prática de esportes.

Natação

A natação é um dos esportes mais completos, pois exige esforço de quase todos os membros do corpo, entre os benefícios de quem pratica, estão perda de peso, o desenvolvimento do corpo, ganho de massa muscular, fortalecimento das articulações, melhora a circulação sanguínea, melhora o sistema respiratório, e ainda reduz o risco do Diabetes tipo 2. Além desses benefícios, uma única aula de natação pode queimar cerca de 700 calorias.

Musculação

Praticar musculação também pode trazer inúmeros benefícios ao indivíduo que pratica, entre eles, aumento de massa muscular, diminuição de gordura, tonifica os músculos, também diminui riscos de diabetes e melhora o condicionamento cardiorrespiratório. No entanto, para que o individuo possa ter maior proveito desses benefícios, é necessário praticar os exercícios de forma correta, sempre acompanhado de um (a) instrutor (o), e manter uma dieta saudável.

Conclusão

Uma pessoa que pratica atividades físicas tem inúmeros benefícios, entre eles, podemos listar:

  • Maior disposição no dia-a-dia;
  • Melhora a autoestima;
  • Promove o bem estar físico;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Na maioria dos casos, promove a redução de peso;
  • Diminui o risco de infarto;
  • Pode reduzir o diabetes;
  • Menor risco de doenças do coração.

 

Acima estão alguns motivos pelo qual você já pode se programar e começar a praticar atividades físicas. Escolha a que melhor se encaixa com o seu perfil, comece devagar, e aumente com gradativamente. No início é bem difícil, demora um pouco para se acostumar, mas em pouco tempo você começará a ver resultados e não vai mais querer deixar de praticar.

Eder Santos

Especialista em Planos de Saúde

Formado em Marketing Digital
Portabilidade-do-Plano-de-Saúde
o-que-é-gestão-de-pessoas

Gestão de Pessoas

O que é Gestão de Pessoas? Você sabe o que é Gestão de Pessoas? Apesar de não haver consenso, uma definição interessante gestão de pessoas

Leia mais »
Vasectomia

Vasectomia

Vasectomia Vasectomia, é uma cirurgia muito procurada por homens que não pretendem mais ter filhos, ou melhor dizendo, que não pretendem mais engravidar uma mulher.

Leia mais »
ilustração-de-garoto-com-sarampo

Sarampo

Sarampo O Sarampo é provocado pelo vírus Morbilivírus, sendo uma doença infectocontagiosa, ou seja, uma doença provocada por micróbios que pode ser transmitida rapidamente para

Leia mais »

Compartilhe

Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Observação: O conteúdo deste site é informativo, sempre procure um profissional da saúde para diagnóstico médico, tratamento e consulta. 

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade?
× Estou online!