fbpx

Câncer nos ossos

Câncer-nos-ossos

Câncer nos ossos é uma doença considerada rara, originária de um crescimento incomum de células em alguma parte do esqueleto, correspondendo a manos de 1% de todos os tipos de cânceres. Câncer ósseo primário é quando este crescimento anormal de células começa no tecido ósseo, mas também tem o câncer secundário ou metastático, que é quando essas células vêm de outro local.

Tipos de câncer nos ossos

  • Sarcoma de Ewing
  • Tumor de células gigantes
  • Condrassarcoma
  • Oteossarcoma
  • Cordoma
  • Fibrossarcoma e histiocitoma fibroso maligno

Sarcoma de Ewing

Sarcoma de Ewing é um tipo de úlcera que costuma atingir crianças e adolescentes. Se forma em tecidos moles (Sarcoma de Ewing Extra Ósseo) e também no osso (Sarcoma de Ewing do Osso), que geralmente começa nas pernas, nos braços e nos ossos da pelve.  Pacientes com a doença tem taxa de 70% a 80% de sobrevida em cinco anos, porém, se o tumor for pélvico, a taxa fica menor. Já, pacientes com metástases tem sobrevida inferior a 30%

Tumor das células gigantes

Tumor das células gigantes: trata-se de um dos tumores ósseos primários mais comuns, porém, na maioria das vezes, aparece de forma benigna. É a proliferação de células gigantes assemelhadas ao osteoclastos. A maioria das pessoas afetadas por este tumor tem entre 30 e 40 anos de idade, a maioria do sexo feminino. Os sintomas mais comuns são dores e aumento de volume.

Condrossarcoma

Condrossarcoma é um câncer que produz células cartilaginosas, que tendem a ser diagnosticados no estágio inicial, e são considerados de baixo grau. É um tipo de câncer que se desenvolve em qualquer parte do corpo, sendo mais comum se desenvolver nos ossos da pelve. É raro afetar pessoas com menos de 20 anos, e é o segundo tipo mais comum de câncer ósseo, manifestando-se mais frequentemente em pessoas entre 50 e 70 anos de idade.

Este tipo de câncer acontece quando as células do corpo se dividem de forma incontrolada, e uma massa do tecido chamada tumor se forma. Tumores malignos podem se espalhar para outras partes do corpo.

Osteossarcoma

Osteossarcoma são células ósseas que parecem primitivas e ajudam na formação dos ossos, porém, os tecidos ósseos não são tão resistentes como os ossos normais. É um tipo de câncer que aparece com maior frequência até os 10 anos de idade, e principalmente na adolescência. A maioria dos osteossarcomas que se manifestam em crianças e adolescentes são considerados de alto grau, e os mais comuns são os osteoblástico, condroblástico e fibroblástico, porém, existem vários outros tipos.

Osteossarcomas de Alto Grau: Osteoblástico, Condroblástico, Fibroblástico, Pequenas células, Telangiectásico, Justacortical, Secundário à doença de Paget, Extraesquelético, Secundário à irradiação.

Osteossarcomas de Médio Grau: Periosteal.

Osteossarcomas de Baixo Grau: Parosteal e Intramedular.

Cordoma

Cordoma são tumores malignos que normalmente aparecem na coluna espinhal e na base do crânio, e que crescem lentamente. É uma neoplasia rara e localiza-se preferencialmente no sacro (osso localizado na base da coluna vertebral). É um câncer que atinge na maioria das vezes pessoas acima de 40 até os 70 anos de idade, mas pode afetar pessoas de qualquer idade.

Fibrossarcoma

Fibrossarcoma é um tumor de células mesenquimais formado por fibroblastos em matriz colagenosa. Tanto pode ocorrer um tumor primário ou secundário como também uma massa de partes moles. Atinge homens e mulheres, normalmente a partir dos 40 anos de idade, afetando principalmente os membros inferiores.

Tratamento para câncer nos ossos

A remoção cirúrgica é o tratamento mais comum, mas podem ser utilizadas também a quimioterapia e a radioterapia. A escolha do tipo de tratamento vai depender do tipo de câncer a ser tratado.

Eder Santos

Especialista em Planos de Saúde

Formado em Marketing Digital
Portabilidade-do-Plano-de-Saúde
o-que-é-gestão-de-pessoas

Gestão de Pessoas

O que é Gestão de Pessoas? Você sabe o que é Gestão de Pessoas? Apesar de não haver consenso, uma definição interessante gestão de pessoas

Leia mais »
Vasectomia

Vasectomia

Vasectomia Vasectomia, é uma cirurgia muito procurada por homens que não pretendem mais ter filhos, ou melhor dizendo, que não pretendem mais engravidar uma mulher.

Leia mais »
ilustração-de-garoto-com-sarampo

Sarampo

Sarampo O Sarampo é provocado pelo vírus Morbilivírus, sendo uma doença infectocontagiosa, ou seja, uma doença provocada por micróbios que pode ser transmitida rapidamente para

Leia mais »

Compartilhe

Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Observação: O conteúdo deste site é informativo, sempre procure um profissional da saúde para diagnóstico médico, tratamento e consulta. 

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade?
× Estou online!