fbpx

Consórcio e Financiamento

Consórcio-e-Financiamento

Antes de entender as diferenças entre um consórcio e financiamento é bom saber o que é cada um desses itens e no que eles podem nos ajudar.

Consórcio é um sistema de rateio feito por uma empresa, esta empresa é responsável por formar um grupo de pessoas que vão depositar mensalmente um valor estipulado de acordo com o valor da carta de crédito. Mensalmente, uma ou mais pessoas são contempladas por meio de sorteio ou lance, e adquirem sua carta de crédito para comprar o bem em questão.

Já o financiamento, é uma operação financeira em que a parte financiadora (instituições financeiras) fornece recursos para outra parte (financiado), de modo que possa executar algum investimento específico. Pratica muito utilizada para compra de veículos e imóveis.

Prós e Contras do Consórcio

Prós do consórcio

O maior diferencial do consórcio é a economia de dinheiro em relação ao financiamento, isso porque se trata de uma compra programada, ou seja, a instituição responsável por arrecadar os valores das pessoas do grupo faz a entrega dos bens em sistema de sorteio e/ou lance mensal, normalmente para uma ou duas pessoas do grupo a cada mês.

Outro fator importante no consórcio, é que tanto o valor do bem (para os não contemplados) quanto o valor das parcelas, são corrigidos anualmente, assim, para os não contemplados, o valor do crédito fica maior com o passar do tempo.

Além disso, outro fator positivo do consórcio é que você pode utiliza-lo como forma de investimento, apenas pagando as parcelas e deixando o valor do dinheiro corrigir anualmente.

Contras do consórcio

Um problema no consórcio é que nem sempre se consegue a carta de crédito de forma rápida, então, é necessário se programar bem para assumir um grupo.

A saída pode ser o lance (valor que o cliente pode ofertar para ser contemplado), mas isso também pode ser um fator de sorte, porque outra pessoa pode dar um lance maior que o seu e conseguir a contemplação na sua frente. Neste caso a instituição não recebe seu lance, você pode oferta-lo novamente em outro mês.

Prós e Contras do Financiamento

Prós do financiamento

No caso do financiamento, o diferencial é que não depende de sorte para conseguir comprar o que deseja. Basta entrar em contato com a instituição financeira e informar o que deseja financiar, é feita uma análise de crédito, e se aprovado o problema está resolvido.

Contras do financiamento

O maior problema em um financiamento é a questão dos juros, nem sempre é uma boa alternativa, pois em muitos casos o valor dos juros chega perto ou até mesmo ultrapassa o valor financiado.  Então, como diz o ditado, “a pressa é a inimiga da perfeição”.

Dicas úteis

Caso esteja pensando em comprar algo, seja por financiamento ou por consórcio, faça uma pesquisa minuciosa antes de decidir. Às vezes, a realização de um sonho vem mascarada de uma série de problemas, que podem te comprometer por um longo período.

Faça uma análise do seu orçamento, veja se o valor do seu ganho mensal comporta o valor da parcela, e lembre-se, são várias parcelas.

Não comprometa mais do que 30% do valor da sua renda na parcela de um financiamento, provavelmente você tem outras contas.

Conclusão

Independente do valor do bem que deseja comprar, a melhor opção é sempre fazer uma análise do seu orçamento e ver se terá condições de arcar com o valor das parcelas, assim, o seu sonho não se tornará um pesadelo com o passar do tempo.

O consórcio, embora possa demorar um tempo maior para conseguir o bem desejado, torna-se uma opção que merece atenção, pois como não tem juros, o valor das parcelas automaticamente fica consideravelmente menor em relação ao financiamento. A chave está em se programar.

Eder Santos

Especialista em Planos de Saúde

Formado em Marketing Digital
Portabilidade-do-Plano-de-Saúde
o-que-é-gestão-de-pessoas

Gestão de Pessoas

O que é Gestão de Pessoas? Você sabe o que é Gestão de Pessoas? Apesar de não haver consenso, uma definição interessante gestão de pessoas

Leia mais »
Vasectomia

Vasectomia

Vasectomia Vasectomia, é uma cirurgia muito procurada por homens que não pretendem mais ter filhos, ou melhor dizendo, que não pretendem mais engravidar uma mulher.

Leia mais »
ilustração-de-garoto-com-sarampo

Sarampo

Sarampo O Sarampo é provocado pelo vírus Morbilivírus, sendo uma doença infectocontagiosa, ou seja, uma doença provocada por micróbios que pode ser transmitida rapidamente para

Leia mais »

Compartilhe

Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Observação: O conteúdo deste site é informativo, sempre procure um profissional da saúde para diagnóstico médico, tratamento e consulta. 

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade?
× Estou online!