fbpx

Endocardite Bacteriana

Endocardite-Bacteriana

A Endocardite é uma doença rara que ocorre quando bactérias de outras partes do corpo circulam pelo sangue e se alojam em áreas danificadas do coração. Assim ela provoca a inflamação da membrana que reveste a parede interna do coração.

É uma doença que preocupa milhares de pessoas ao redor no mundo, isso porque, se não for diagnosticada e tratada corretamente, pode levar uma pessoa a óbito.

Endocardite Infecciosa

A Endocardite Infecciosa é uma doença rara, com risco morte, e seus efeitos são duradouros, mesmo em pacientes que já foram curados. É causada por danos no miocárdio do coração, seguidos de colonização microbiana, geralmente bacteriana.

A Endocardite Infecciosa é uma doença multissistêmica que pode levar a insuficiência cardíaca se não for devidamente tratada. Apesar do avanço da medicina, ela ainda é uma das doenças patológicas com maior letalidade. Mesmo com os melhores tratamentos, a taxa de mortalidade por endocardite infecciosa é de aproximadamente 25%.

Endocardite Bacteriana Subaguda

A Endocardite bacteriana subaguda apresenta sintomas sutis, normalmente demora ser diagnosticada, além de trazer riscos à vida. Costuma começar com febre leve, frequência cardíaca acelerada, fadiga, sudorese, perda de peso e redução da quantidade de glóbulos vermelhos.

Já os sintomas da endocardite aguda são: febre elevada, aumento moderado da frequência cardíaca, fadiga, e um dano extenso e rápido de uma válvula cardíaca.

Endocardite não infecciosa

Assim como a endocardite infecciosa, a não infecciosa pode causar vazamento nas válvulas cardíacas, ou ainda, não abrir normalmente. Os sintomas ocorrem quando um corpo estranho intravascular se forma, normalmente constituído por um coágulo sanguíneo, os sintomas também dependem de qual parte do corpo foi afetada.

Causas

Embora não ocorra com grande frequência, a endocardite bacteriana pode causar sérios danos ao coração. Bactérias pode entrar no corpo de várias maneiras, e problemas cardíacos aumentam as chances dessas bactérias afetarem o coração.

Uma pessoa pode está mais vulnerável a desenvolver endocardite bacteriana se:

  • Se tiver válvulas cardíacas artificiais (protéticas);
  • Se teve endocardite bacteriana no passado;
  • Doença cardíaca congênita;
  • Se fez transplante do coração e as válvulas cardíacas não estão funcionando corretamente.

As formas mais comuns pelas quais as bactérias entram na corrente sanguínea são:

  • Trabalho odontológico, como por exemplo, uma simples limpeza;
  • Cirurgia de remoção das amígdalas;
  • Procedimentos médicos, como por exemplo, exame das vias aéreas;
  • Algumas cirurgias, como por exemplo, gastrointestinais, de trato urinário ou respiratórias;
  • Canal do dente exposto;
  • Infecções na gengiva.

Como diagnosticar

Primeiramente devemos procurar um médico, é ele o profissional responsável por dar o diagnóstico correto sobre qualquer tipo de doença.

  • Ecocardiograma: analisa a estrutura do coração e quão bem ele está. eletrocardiograma usa ondas sonoras e cria uma imagem em movimento das válvulas cardíacas;
  • Hemograma: teste que analisa todos os tipos de células no sangue, são glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas;
  • Hemocultura: teste que procura por alguma infecção no sangue.
  • Eletrocardiograma: aparelho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos;
  • Raio-x do tórax: é uma radiografia do tórax, usada para afetam o tórax;
  • Tomografia computadorizada: exame não invasivo, uma espécie de raio-x em 360 graus;
  • Ressonância magnética: técnica de imagem usada em radiologia.
  • Fique atento à sua saúde bucal, sangramentos ao escovar, mau hálito, gengiva inflamada ou avermelhada, tratamento de canal pendente, são sinais de que sua saúde bucal não esta bem, e que você precisa procurar um dentista urgente para realizar o tratamento e evitar complicações.

Conclusão

Existem vários casos de micro-organismos, que se valem da cavidade oral para penetrarem no organismo das pessoas.

Cuide da sua saúde, viver vale a pena, e sorrir faz bem!

Eder Santos

Especialista em Planos de Saúde

Formado em Marketing Digital
Portabilidade-do-Plano-de-Saúde
o-que-é-gestão-de-pessoas

Gestão de Pessoas

O que é Gestão de Pessoas? Você sabe o que é Gestão de Pessoas? Apesar de não haver consenso, uma definição interessante gestão de pessoas

Leia mais »
Vasectomia

Vasectomia

Vasectomia Vasectomia, é uma cirurgia muito procurada por homens que não pretendem mais ter filhos, ou melhor dizendo, que não pretendem mais engravidar uma mulher.

Leia mais »
ilustração-de-garoto-com-sarampo

Sarampo

Sarampo O Sarampo é provocado pelo vírus Morbilivírus, sendo uma doença infectocontagiosa, ou seja, uma doença provocada por micróbios que pode ser transmitida rapidamente para

Leia mais »

Compartilhe

Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Observação: O conteúdo deste site é informativo, sempre procure um profissional da saúde para diagnóstico médico, tratamento e consulta. 

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade?
× Estou online!