fbpx

O que é halitose

Ilustração-de-halitóse

A halitose, também conhecida como mau hálito, é um problema geralmente causado pela má higiene bucal que além de atingir diversas pessoas, causa constrangimento, mas pode ser resolvido facilmente. O mau hálito é um dos problemas que mais fazem as pessoas procurar um dentista, mas não é só a má higiene bucal que causa mau hálito, existem outros fatures.

Causas da halitose

Problemas dentários como cáries, doenças gengivais, infecções na boca, nariz e garganta, boca seca, tabagismo e tabaco, refluxo gástrico, diabetes, doença hepática ou renal, entre outros problemas.

Má higiene bucal

A má higiene bucal é a causa mais comum de mau hálito. Deixar de escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir, pode ser uma causa de mau hálito, isso porque a quebra de partículas de alimentos presos aos dentes pode causar odores. Além da escovação é imprescindível o uso do fio dental.

Probelmas dentários

Pessoas com problemas dentários como cárie, canal aberto e doença periodontal, podem ter problemas com mau hálito, então é recomendado consultar um dentista para ver se a origem esta relacionado a isto.

Infecções na boca, nariz e garganta

Pequenas pedras cobertas de bactérias podem se formar nas amígdalas e produzir mau odor, além disso infecções no nariz e garganta também podem produzir mau hálito.

Boca seca

A saliva ajuda a manter a boca naturalmente limpa, se uma pessoa esta com a boca seca pode ser que esteja com problemas em produzir saliva. Uso de bebidas alcoólicas, drogas, tabagismo, alguns medicamentos, tratamento de câncer (quimioterapia), podem causar este problema.

Tabagismo

Produtos do tabaco podem causar estragos no corpo e na respiração, além de ter seu próprio odor, mas também podem secar a boca. Fumantes tem mais chances de desenvolverem doenças gengivais e causar mau hálito.

Refluxo gástrico

Existe uma válvula na entrada do estômago chamada esfíncter esofágico inferior (LE). O normal é a LES fechar assim que a comida passar por ele. Caso não feche, ou se ficar abrindo frequentemente, o ácido produzido pelo estômago pode subir para o esôfago, causando desconfortos no peito (azia). Este problema pode causar mau hálito.

Como combater o mau hálito

A melhor maneira de combater o mau hálito é através do uso do fio dental seguido de uma boa escovação. Escove os dentes ao menos três vezes ao dia, utilize creme dental com flúor. Além disso, beba bastante água e evitar bebidas alcoólicas. Caso o mau hálito persistir, procure um dentista, desta forma você pode descartar certas possibilidades. Se for o caso, limpe bem a dentadura, mantenha a boca hidratada e abandone do fumo e evite certos tipos de dieta.

Conclusão

É recomendado ir ao dentista ao menos duas vezes ao ano, além disso, ao fazer sua higiene bucal, utilize creme com flúor, fio dental e enxaguem bem a boca. Assim você estará eliminando uma série de fatores que podem causar mau hálito. Se mesmo assim o problema persistir, procure um médico e faça os exames recomendados.

Eder Santos

Especialista em Planos de Saúde

Formado em Marketing Digital
eder-santos-halitose
o-que-é-gestão-de-pessoas

Gestão de Pessoas

O que é Gestão de Pessoas? Você sabe o que é Gestão de Pessoas? Apesar de não haver consenso, uma definição interessante gestão de pessoas

Leia mais »
Vasectomia

Vasectomia

Vasectomia Vasectomia, é uma cirurgia muito procurada por homens que não pretendem mais ter filhos, ou melhor dizendo, que não pretendem mais engravidar uma mulher.

Leia mais »
ilustração-de-garoto-com-sarampo

Sarampo

Sarampo O Sarampo é provocado pelo vírus Morbilivírus, sendo uma doença infectocontagiosa, ou seja, uma doença provocada por micróbios que pode ser transmitida rapidamente para

Leia mais »

Compartilhe

Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Observação: O conteúdo deste site é informativo, sempre procure um profissional da saúde para diagnóstico médico, tratamento e consulta. 

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade?
× Estou online!