fbpx

O que é consórcio

O-que-é-consórcio

O que é consórcio? É a associação de dois ou mais indivíduos, empresas, organizações ou governo (ou qualquer combinação destas entidades), com o objetivo de participar numa atividade comum ou de partilha de recursos para atingir um objetivo comum.

Dois tipos bem comuns são os consórcios de imóveis e de veículos, ambos são comercializados por instituições financeiras como Bancos, ou por empresas especializadas neste segmento.

Como funciona um consórcio

Grandes empresas organizam uma espécie de rateio com um grupo de pessoas que pagam um valor mensal, e cada mês uma ou mais pessoas são contempladas através de um sorteio feito geralmente pela loteria federal e também através de lance, essas pessoas contempladas recebem uma carta de crédito que permite adquirir o seu bem. Vale ressaltar que, após a contemplação o beneficiado ainda pode passar por uma análise de crédito antes de pegar definitivamente sua carta de crédito.

Carta de crédito

O consorciado contemplado passa a ter uma carta de crédito no valor do consórcio que ele escolheu. Esse valor é exclusivamente destinado à compra do bem proposto no grupo (imóvel, carro, moto, etc.).

Para quem é indicado

É indicado para todas as pessoas que querem adquirir um bem, como por exemplo, um imóvel ou veículo, pois se trata de uma compra programada. Muitas pessoas entram em um grupo de consórcio com a intenção de investimento, esta é uma forma bem eficaz de guardar recursos, uma vez que o valor é sempre corrido.

Existem muitas intenções por trás de uma compra de consórcio, pode ser para realizar o sonho de ter um imóvel, carro ou moto, ou até mesmo em alugar após a contemplação.

Vantagens

Como um financiamento fica inviável para muitas pessoas, pois na maioria dos casos requer uma comprovação de renda alta, ou a entrada de pelo menos 20% do valor do imóvel, muitos passam a optar pela compra através de um consórcio, pois nesta modalidade uma pessoa pode se programar melhor.

Além disso, não é necessário entrada, nem parcelas de chave, e o valor é bem menor do que um financiamento, porque a empresa de consórcio rateia o valor entre as pessoas do grupo, além de não cobrar juros de financiamento.

Existem muitas intenções por trás de uma compra de consórcio, pode ser para realizar o sonho de ter um imóvel, carro ou moto, ou até mesmo em alugar após a contemplação.

Tipos de consórcio

Existem vários tipos de consórcios, porém os mais comuns são os consórcios de imóvel e de automóveis, porém, existem outros tipos como consórcio de eletrodomésticos (geladeira, televisão, computador, etc.), consórcio para a contratação de serviços, como cirurgias plásticas, viagens ou a contratação de festas, e até mesmo de aeronaves.

Como contratar um consórcio

Para contratar um consórcio é necessário entrar em contato com um consultor credenciado à uma instituição financeira, autorizado a comercializar este produto. A princípio, para fazer a contratação de um consórcio não é necessário ter nome limpo, apenas entregar a documentação exigida pela instituição. Porém, caso seja contemplado, será necessário regularizar a restrição.

O que é lance de consórcio?

Lance de consórcio é o valor ofertado por um contratante, no intuito de adquirir a contemplação sem depender do sorteio. Pode ocorrer de outras pessoas ofertarem outros valores, neste caso vence o maior lance.

Fui contemplado, o que devo fazer?

Em caso de contemplação, deve-se entrar em contato com a administradora e enviar toda a documentação necessária para adquirir a carta de crédito. Vale lembrar que, na maioria dos casos, será feita a homologação da documentação enviada, bem como a homologação da documentação enviada.

A operadora pode negar a carta de crédito em caso de restrição, porém, programe-se para não ter más surpresas quando chegar a sua vez.

Posso desistir?

O contratante pode desistir e receber o valor pago em até sete dias corridos após a compra do consórcio. Para quem não foi contemplado e quer desistir após os sete dias iniciais, basta fazer o pedido de cancelamento para a administradora. O valor será ressarcido por meio de sorteio ou no encerramento do grupo, quando finalizar o período do consórcio contratado. Neste caso pode taxa de desistência como também o valor poderá ser corrigido de acordo com as regras da administradora.

Declarar consórcio no Imposto de Renda

Independente de ter sido contemplado ou não, todas as parcelas pagas devem ser lançadas na ficha de bens e direitos, no caso de não contemplado, informar como código de consórcio não contemplado, em situação informe os anos que você pagou o consórcio, e em discriminação informe os dados da administradora do consórcio.

Conclusão

Consórcio é uma modalidade muito bem vista pela maioria das pessoas, pois dá a possibilidade de uma pessoa que não tem condições naquele momento de começar a pagar por um bem, e iniciar a realização de um sonho. Trata-se de uma compra programada.

Se você se interessou e quer saber mais informações, deixe seus dados aqui, um de nossos especialistas entrará em contato.

Eder Santos

Especialista em Planos de Saúde

Formado em Marketing Digital
Portabilidade-do-Plano-de-Saúde
o-que-é-gestão-de-pessoas

Gestão de Pessoas

O que é Gestão de Pessoas? Você sabe o que é Gestão de Pessoas? Apesar de não haver consenso, uma definição interessante gestão de pessoas

Leia mais »
Vasectomia

Vasectomia

Vasectomia Vasectomia, é uma cirurgia muito procurada por homens que não pretendem mais ter filhos, ou melhor dizendo, que não pretendem mais engravidar uma mulher.

Leia mais »
ilustração-de-garoto-com-sarampo

Sarampo

Sarampo O Sarampo é provocado pelo vírus Morbilivírus, sendo uma doença infectocontagiosa, ou seja, uma doença provocada por micróbios que pode ser transmitida rapidamente para

Leia mais »

Compartilhe

Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Observação: O conteúdo deste site é informativo, sempre procure um profissional da saúde para diagnóstico médico, tratamento e consulta. 

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade?
× Estou online!