fbpx

O que é Sindicato?

O-Que-é-Sindicato-Trabalhadores

Sindicato é uma associação que defende os direitos econômicos e profissionais de trabalhadores de uma determinada classe que exercem o mesmo ramo de atividade ou atividades similares, como por exemplo Motoboys, Motoristas de Aplicativos, Químicos, Transportadoras etc. Esses trabalhadores, por sua vez, são livres para participar, contribuir com o mesmo ou associar-se.

Tipos de Sindicato

Existem dois tipos, o Sindicato Laboral que defende a classe dos trabalhadores e o Sindicato Patronal que defende os interesses dos empresários.

Sindicato Laboral

A função de um sindicato é defender os direitos e deveres dos trabalhadores de determinada classe, porém não se limita a tratar de problemas como por exemplo ajudar o associado na hora da rescisão contratual, mas também participa ativamente da condição social do trabalhador, seja ela profissional ou questões extra-profissionais.

Uma única pessoa dificilmente irá conseguir reivindicar medidas, agindo sozinho nada ira conseguir. Então entra a força de um sindicato, que consegue unir centenas e até milhares de pessoas com um único objetivo, esse certamente terá mais força e terá muito mais chances de conseguir alcançar algum objetivo.

Em resumo, o Sindicato Laboral representa os trabalhadores em negociações coletivas, e também convenientes ao cumprimento de suas atividades laborais.

Contribuição Sindical

A Contribuição Sindical está prevista no artigo 8º, inciso IV da constituição federal, e nos artigos 578 e seguintes da consolidação das leis do trabalho, o recolhimento é devido e se dá anualmente com o objetivo de custear as atividades sindicais, também é obrigação de um sindicato reverter esta arrecadação em benefícios para os seus associados.

Contribuição Sindical é Obrigatória

Após a mudança promovida pela Lei 13.467/2017, conhecida como Reforma Trabalhista, a Contribuição Sindical tornou-se opcional. Muitos trabalhadores optam por contribuir com o sindicato pelos benefícios que o mesmo tem a oferecer, tanto em questões trabalhistas como em benefícios.

Embora a contribuição sindical seja opcional, trata-se de um pequeno valor que, normalmente é cobrado anualmente, e ainda te trás benefícios. Veja abaixo.

Por que associar-se?

Quando se trata de assuntos de interesses de uma determinada classe, a melhor forma de atingir algum objetivo, seja ele financeiro, benefícios, de carga horária ou até mesmo de condições de trabalho, um sindicato tem muito mais poder de negociação com o empregador do que um único funcionário.

Trata-se de unir forças para alcançar objetivos em comum. Além de aumentar as chances de atingir o objetivo, tem uma série de recursos para proteger sua classe, como por exemplo, pessoas qualificadas para auxiliá-lo em determinada situação, como questões jurídicas e questões trabalhistas, cálculo de rescisão contratual, entre outros.

Muitos sindicatos oferecem benefícios aos seus associados, entre eles, podemos citar descontos em:

  • Colônias de férias;
  • Clubes;
  • Pousadas;
  • Planos de Saúde;
  • Planos Odontológico;
  • Entre outros…

Portanto, se você ainda não conhece seu sindicato e o que ele oferece, não perca mais tempo, informe-se e procure-o, ele pode te oferecer muito mais do que você pode imaginar.

Qual a Importância do Sindicato para a Classe Trabalhadora?

classe-de-trabalhadores-o-que-é-sindicato

Umas das maiores dificuldades que um sindicato enfrenta é a falta de informação que o trabalhador de sua classe tem, além disso, muitos trabalhadores criticam sem saber de sua importância em sua vida, simplesmente porque só vêem a valor que ele (trabalhador) desembolsa para o sindicato.

Mas a verdade é que um sindicato vai muito além do que se imagina sobre ele.

Assim também, podemos dizer o mesmo dos benefícios que uma determinada empresa oferece aos seus funcionários, com vale-refeição, vale-alimentação, convênio médicos, convênios odontológicos, diminuição da carga horária de trabalho, entre outros. Quem briga por estas causas são os sindicatos laborais, esses que defendem os interesses dos trabalhadores.

O que é Sindicato Patronal

Sindicato Patronal é quem representa a classe dos empregadores, e seu objetivo é defender os direitos econômicos, profissionais, sociais e políticos de quem ele representa. Ele faz a intermediação nas negociações com o sindicato dos trabalhadores, negociando as convenções coletivas e dissídios coletivos. Também é ele quem faz propostas ao legislativo, discute quais são as dificuldades de qualificação de mão-de-obra e mudanças econômicas.

Eder Santos

Especialista em Planos de Saúde

Formado em Marketing Digital
Portabilidade-do-Plano-de-Saúde
o-que-é-gestão-de-pessoas

Gestão de Pessoas

O que é Gestão de Pessoas? Você sabe o que é Gestão de Pessoas? Apesar de não haver consenso, uma definição interessante gestão de pessoas

Leia mais »
Vasectomia

Vasectomia

Vasectomia Vasectomia, é uma cirurgia muito procurada por homens que não pretendem mais ter filhos, ou melhor dizendo, que não pretendem mais engravidar uma mulher.

Leia mais »
ilustração-de-garoto-com-sarampo

Sarampo

Sarampo O Sarampo é provocado pelo vírus Morbilivírus, sendo uma doença infectocontagiosa, ou seja, uma doença provocada por micróbios que pode ser transmitida rapidamente para

Leia mais »

Compartilhe

Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Observação: O conteúdo deste site é informativo, sempre procure um profissional da saúde para diagnóstico médico, tratamento e consulta. 

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade?
× Estou online!