fbpx

Saúde Bucal na Gravidez

Saúde-Bucal-na-Gravidez

Saúde bucal na gravidez é um assunto muito importante, isto porque algumas infecções podem gerar certo risco para o desenvolvimento do bebê ainda durante a gravidez. Aliás, não só as mulheres gestantes, mas todos nós estamos vulneráveis à doenças, e esse risco pode ser ainda pior em pessoas que não tem o costume de fazer uma boa higienização bucal.

Neste artigo vamos conhecer algumas doenças perigosas que podem afetar diretamente uma mulher grávida e seu bebê, e vamos falar também das doenças que podem chegar através da má higienização bucal.

Início da Gestação

O início da gestação é crucial para o desenvolvimento do bebê, isso porque é nas primeiras semanas que começam a desenvolver os tecidos, os órgãos e o sistema imunológico, e qualquer adversidade pode afetar diretamente a estrutura da criança, como a forma do corpo ou o sistema nervoso, por exemplo.

Por isso a importância de um acompanhamento médico durante todo o período da gravidez, e o obstetra é o profissional que tem essa função.

Falando de acompanhamento médico, também é importante lembrar do dentista, isso porque é de suma importância que uma mulher grávida faça também o tratamento dentário durante sua gravidez, isso porque sabemos que nossa boca é a porta de entrada de várias bactérias, e um dente ou canal aberto, a gengiva inflamada e outros fatores podem prejudicar e muito a saúde como um todo.

Doenças bucais comuns

Vamos falar das doenças bucais mais comuns que afetam a maior parte das pessoas. Vários fatores podem ser cruciais para uma pessoa desenvolver uma doença bucal, mas uma pessoa pode facilmente evitar que se agrave tomando cuidados básicos, como por exemplo, escovar os dentes ao menos três vezes ao dia e fazendo fazendo visitas periódicas ao dentista.

Cárie

Com certeza, a doença bucal mais comum e mais popular, porém que pode desencadear em uma doença bem mais séria se não for tratada no início. A cárie, na maioria das vezes, não é visível aos olhos do paciente, ela é uma infecção causada por bactérias que formam placas duras e de difícil remoção, que podem destruir totalmente o dente sem que a pessoa veja.

Em relação à gravidez, a cárie pode ser a porta de entrada de bactérias na corrente sanguínea, uma vez que ela tem o poder de destruir o dente, podendo atingir o canal.

Tártaro

Outro problema de saúde bucal comum é o tártaro, trata-se de uma placa bacteriana ou biofilme dental, que endurece na superfície dos dentes. Esta placa é formada pelo acúmulo de alimentos e bactérias que ficam principalmente ao redor dos dentes e gengiva, decorrentes de má escovação e não utilização do fio dental.

Para as mulheres que estão pensando em ficar grávida ou se programando uma gravidez, é importante procurar um dentista e verificar se há formação de tártaro em sua boca, pois através do tártaro pode se iniciar as cáries e também a gengivite.

Gengivite

Trata-se de uma inflamação na gengiva, esta inflamação pode comprometer um ou mais dentes. Os sinais de gengivite são: inchaços, vermelhidão e sangramento das gengivas, também há pré-disposição para halitose.

A melhor forma prevenir contra a gengivite é fazendo boa higienização bucal todos os dias. Se a pessoa não tomar os devidos cuidados, a Gengivite pode evoluir para a Periodontite.

Periodontite

Como informamos acima, a Periodontite é uma consequência da Gengivite. É uma forma mais grave da doença, comprometendo os tecidos que estão em volta do dente, provocando a retração da gengiva, e posteriormente, podendo chegar a perda total dos dentes. A Periodontite é a principal causa de perda dentária em pessoas adultas. Os sintomas da Periodontite são o aumento da sensibilidade e sangramentos.

Relacionado às mulheres grávidas, a Periodontite é um problema sério, isso porque a doença compromete os tecidos ao redor dos dentes, consequentemente, deixando mais exposto e vulnerável à bactérias, que podem chegar à corrente sanguínea.

Endocardite Bacteriana

Falando de saúde bucal na gravidez, não podemos deixar de falar da Endocardite Bacteriana, que é a infecção bucal mais grave. Ela se inicia quando a Periodontite está em um quadro grave, permitindo o acesso de bactérias à corrente sanguínea, que se alojam em válvulas cardíacas, comprometendo a circulação do sangue e o funcionamento do coração.

Endocardite é uma doença que afeta o endocárdio (camada interna do coração, do qual fazem parte as válvulas cardíacas bicúspide e tricúspide), provocando inflamação na membrana que reveste a parede interna coração, podendo ser classificada em Endocardite infecciosa ou Endocardite não infecciosa.

Os sintomas da Endocardite Bacteriana são sangramentos da gengiva que evoluem com aparecimento de febre, fadiga, dores musculares, suor noturno e sopro no coração.

A melhor forma de prevenir esta doença é através de boa higiene bucal, seguida de visitas periódicas ao dentista, principalmente pessoas com predisposição de problemas cardíacos.

Saúde bucal

Você sabia que escovar os dentes corretamente, com um frequência mínima de três vezes, e a utilização diária do fio dental podem te beneficiar futuramente, evitando todas essas doenças que citamos? Aqui vai um pequeno informativo de saúde bucal, que se colocado em prática diariamente com certeza beneficiar sua saúde.

  • Posicione a escova de dentes a um ângulo de 45 graus em direção à linha da gengiva;
  • Use a quantidade de creme dental do tamanho de uma ervilha;
  • Faça movimento circular suave;
  • Nas superfícies da mastigação use o movimento para frente e para trás;
  • Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, utilizando creme dental com flúor por no mínimo dois minutos, principalmente no inicio da manhã e antes de dormir
  • Utilize fio dental todos os dias, preferencialmente antes de dormir;
  • Limite o consumo de lanches e doces;
  • Visite um dentista a cada seis meses para exame oral e limpeza.

Conclusão

O cuidado com a saúde bucal na gravidez deve ser primordial durante todo o período de gestação, por isso cuida-se, visite um dentista regularmente, previna-se, a prevenção com certeza é mais barato e menos doloroso do que a doença.

Eder Santos

Especialista em Planos de Saúde

Formado em Marketing Digital
Portabilidade-do-Plano-de-Saúde
o-que-é-gestão-de-pessoas

Gestão de Pessoas

O que é Gestão de Pessoas? Você sabe o que é Gestão de Pessoas? Apesar de não haver consenso, uma definição interessante gestão de pessoas

Leia mais »
Vasectomia

Vasectomia

Vasectomia Vasectomia, é uma cirurgia muito procurada por homens que não pretendem mais ter filhos, ou melhor dizendo, que não pretendem mais engravidar uma mulher.

Leia mais »
ilustração-de-garoto-com-sarampo

Sarampo

Sarampo O Sarampo é provocado pelo vírus Morbilivírus, sendo uma doença infectocontagiosa, ou seja, uma doença provocada por micróbios que pode ser transmitida rapidamente para

Leia mais »

Compartilhe

Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Observação: O conteúdo deste site é informativo, sempre procure um profissional da saúde para diagnóstico médico, tratamento e consulta. 

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade?
× Estou online!