fbpx

Sintomas de Infarto

Sintomas-de-Infarto

Sintomas de Infarto – muitas pessoas e famílias são pegas de surpresa com este sério problema, e pior, a maioria não sabe como reagir nesta situação. Isso porque, o desespero aliado à falta de conhecimento deixa qualquer pessoa totalmente perdida. Abaixo listamos os sintomas e como diminuir o risco de infarto.

Quais os sintomas de infarto

Uma pessoa que sofre infarto agudo pode apresentar os sintomas abaixo:

  • Dor no peito
  • Enjoo ou vômito
  • Suor frio
  • Falta de ar – em idosos é o principal sintoma
  • Alteração na frequência cardíaca
  • Palidez
  • Em diabéticos e idosos, o infarto pode ser assintomático, sem sinais específicos
  • Desmaio

Os sintomas de infarto são os mesmos em mulheres e homens, porém as mulheres podem apresentar sintomas mais frequentes em alguns aspectos:

  • Enjoo ou vômito
  • Falta de ar
  • Cansaço inexplicável
  • Dor no peito
  • Arritmia cardíaca

Em quanto tempo uma pessoa precisa chegar ao hospital em caso de infarto

Caso apresente algum sintoma de infarto, a pessoa precisa ir imediatamente ao pronto socorro, isso porque à medida que o tempo passa, aumenta a perda do miocárdio viável (músculo do coração que assegura a circulação sanguínea).

Infarto no miocárcio

A formação de um coágulo no coração que interrompe o fluxo sanguíneo é a causa da morte das células de uma região do musculo do coração, provoca o infarto no miocárdio, mais conhecido como ataque cardíaco.

Fatores de infarto fulminante

Os principais fatores de infarto fulminante são o tabagismo, colesterol alto, hipertensão arterial, excesso de peso, diabete, estresse e falta de atividade física.

Qual especialista devo procurar em caso de infarto?

Caso uma pessoa apresente algum sintoma de infarto, o melhor a se fazer é leva-la ao pronto socorro o mais rápido possível, para isso pode ser acionado o serviço do SAMU pelo número 192 ou chamar o serviço de urgência do convênio particular. Enquanto isso é bom tentar acalmar a vítima, desapertar a roupa, oferecer dois comprimidos de aspirina (somente recomendado caso a pessoa nunca tenha tido infarto prévio e também se não tiver alergia), e observar os sinais vitais.

Como podemos reduzir o risco de infarto?

  • Fazer exercícios físicos regularmente
  • Não fumar
  • Alimentação saudável evitando carnes vermelhas, queijos gordos, molhos, frituras, doces, margarina, refrigerante, tempero. Pode se consumir vegetais, frutas, azeite de oliva, linhaça, azeitonas, nozes, nozes e soja, entre outros.

Conclusão

Fazer exercícios físicos regularmente, como caminhadas e corridas, ajuda a diminuir o risco de um infarto. Infelizmente, a maioria das pessoas espera o problema chegar e somente com o pedido de um médico tomam a atitude de se cuidar. Isso com certeza pode ser diferente em sua vida, comece hoje mesmo a se cuidar melhor, crie hábitos que vão te ajudar no futuro, deixe de fumar e se alimente bem, com certeza você estará ajudando a pessoa mais importante deste mundo, você mesmo.

Eder Santos

Especialista em Planos de Saúde

Formado em Marketing Digital
Portabilidade-do-Plano-de-Saúde
o-que-é-gestão-de-pessoas

Gestão de Pessoas

O que é Gestão de Pessoas? Você sabe o que é Gestão de Pessoas? Apesar de não haver consenso, uma definição interessante gestão de pessoas

Leia mais »
Vasectomia

Vasectomia

Vasectomia Vasectomia, é uma cirurgia muito procurada por homens que não pretendem mais ter filhos, ou melhor dizendo, que não pretendem mais engravidar uma mulher.

Leia mais »
ilustração-de-garoto-com-sarampo

Sarampo

Sarampo O Sarampo é provocado pelo vírus Morbilivírus, sendo uma doença infectocontagiosa, ou seja, uma doença provocada por micróbios que pode ser transmitida rapidamente para

Leia mais »

Compartilhe

Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Observação: O conteúdo deste site é informativo, sempre procure um profissional da saúde para diagnóstico médico, tratamento e consulta. 

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade?
× Estou online!