fbpx

Tártaro nos Dentes

Tártaro-nos-Dentes

Tártaro nos dentes é um dos problemas mais comuns quando se fala de saúde bucal. Trata-se de uma placa bacteriana (Biofilme Dental), uma película pegajosa que cobre parte da gengiva e dos dentes, que se não for removida com a escovação pode calcificar transformando-se em tártaro. Esta placa contem bactérias que pode causar problemas como cárie, mau hálito, doença periodontal, gengivite e até perda dos dentes.

Como evitar o Tártaro

As bactérias são organismos unicelulares que estão sempre presentes em nossa boca, elas se desenvolvem a partir de alimentos que ingerimos e também contidos na saliva, então não é difícil evitar a formação de tártaro, basta fazer a higiene bucal corretamente.

  • Utilizar fio dental para remoção de alimentos que ficam acumulados entre os dentes e que a escova não consegue alcançar. Utilize em torno de 30 centímetros de fio dental, passe entre todos os dentes, inclusive os dentes do fundo, sempre tomando cuidado para não machucar a gengiva.
  • Escovar os dentes diariamente ao levantar, após as refeições e antes de dormir, para remover as bactérias das superfícies dos dentes. A melhor forma de escovar os dentes é movimentando a escova da gengiva para a ponta do dente, nas superfícies da frente e de trás dos dentes, sem esquecer-se de escovar a parte de cima dos dentes e língua.
  • Reduzir o consumo de alimentos com muito açucares, principalmente os que grudam nos dentes. Estudos indicam que o consumo diário de açucares acima de 28 gramas é considerado tóxico aos dentes.
  • Visitar o dentista ao menos duas vezes ao ano. É recomendado visitar o dentista a cada seis meses, este processo é importante em todos os aspectos da saúde bucal, eliminando pequenos problemas que podem se tornar grandes no futuro caso não seja tratado.

Tratamento

Caso seja constatado que uma pessoa esta com tártaro nos dentes, o tratamento se dá através de limpeza e raspagem, onde o dentista utiliza instrumentos próprios para remoção. Aliás, o dentista é profissional capacitado e mais indicado para fazer este diagnóstico, então, visite-o regularmente para evitar ou tratar este e outros problemas.

Conclusão

A prevenção é a melhor forma de evitar graves problemas futuros, visite um dentista regularmente e evite, além doenças bucais graves, gastos excessivos com tratamentos.

Eder Santos

Especialista em Planos de Saúde

Formado em Marketing Digital
Portabilidade-do-Plano-de-Saúde
o-que-é-gestão-de-pessoas

Gestão de Pessoas

O que é Gestão de Pessoas? Você sabe o que é Gestão de Pessoas? Apesar de não haver consenso, uma definição interessante gestão de pessoas

Leia mais »
Vasectomia

Vasectomia

Vasectomia Vasectomia, é uma cirurgia muito procurada por homens que não pretendem mais ter filhos, ou melhor dizendo, que não pretendem mais engravidar uma mulher.

Leia mais »
ilustração-de-garoto-com-sarampo

Sarampo

Sarampo O Sarampo é provocado pelo vírus Morbilivírus, sendo uma doença infectocontagiosa, ou seja, uma doença provocada por micróbios que pode ser transmitida rapidamente para

Leia mais »

Compartilhe

Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Observação: O conteúdo deste site é informativo, sempre procure um profissional da saúde para diagnóstico médico, tratamento e consulta. 

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade?
× Estou online!