fbpx

Tratamento de Canal

O-que-é-tratamento-de-canal

Tratamento de canal, consiste na infecção ou inflamação da polpa do dente, que é um tecido responsável pela vitalidade do dente, composto por nervos, vasos sanguíneos, células do conjuntivo e fibras. Essa infecção ou inflamação se dá por meio de uma cárie, mas também pode ser por uma fratura, bruxismos, doença gengival avançada ou até mesmo procedimentos dentários.

Qual especialidade faz tratamento de canal?

Normalmente, um paciente só descobre que precisa tratar o canal de um dente quando faz uma consulta no dentista por causa de uma dor, pois é através do raio-x que o dentista descobre onde a cárie esta posicionada. Assim, o dentista pode iniciar o tratamento ou encaminhar para o endodontista, especialista em tratamento de canal.

Como é feito o tratamento de canal?

O tratamento é feito através de uma ou mais sessões, varia conforme o grau de inflamação do dente, onde é feita a remoção, em seguida a limpeza e desinfecção. Em resumo, é eliminado o nervo e o suprimento de sangue do dente, deixando-o sem vida.

É aplicada anestesia local, logo é feita a pulpectomia (abertura feita para remoção da polpa do dente), é inserido um material e selado com cimento apropriado.

Importância de realizar o tratamento de canal

Caso seja necessário, é importante fazer o tratamento do canal para não perder o dente definitivamente. Além disso, quem faz o tratamento de canal, evita que bactérias entrem na corrente sanguínea podendo ocasionar sérios problemas futuros. Também, pode se evitar um abcesso agudo, gerando um edema facial.

Cuidados após o tratamento de canal

É importantíssimo que seja feita uma visita ao dentista a cada seis meses. Mas, se você sente dor de dente, ou tem problemas com cáries, sofreu algum trauma, ou ainda se tem alguma doença gengival, procure um dentista e evite a perca total do seu dente.

Conclusão

Evitar, conforme a orientação do dentista, a mastigação em cima do dente afetado. Também é necessário higienizar bem os dentes e seguir as indicações de medicação passadas pelo dentista, além de visita-lo regularmente.

Eder Santos

Especialista em Planos de Saúde

Formado em Marketing Digital
Portabilidade-do-Plano-de-Saúde
o-que-é-gestão-de-pessoas

Gestão de Pessoas

O que é Gestão de Pessoas? Você sabe o que é Gestão de Pessoas? Apesar de não haver consenso, uma definição interessante gestão de pessoas

Leia mais »
Vasectomia

Vasectomia

Vasectomia Vasectomia, é uma cirurgia muito procurada por homens que não pretendem mais ter filhos, ou melhor dizendo, que não pretendem mais engravidar uma mulher.

Leia mais »
ilustração-de-garoto-com-sarampo

Sarampo

Sarampo O Sarampo é provocado pelo vírus Morbilivírus, sendo uma doença infectocontagiosa, ou seja, uma doença provocada por micróbios que pode ser transmitida rapidamente para

Leia mais »

Compartilhe

Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Observação: O conteúdo deste site é informativo, sempre procure um profissional da saúde para diagnóstico médico, tratamento e consulta. 

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade?
× Estou online!