fbpx

Tratamento Ortodôntico

Tratamento-Ortodôntico
Ortodontia é uma especialidade da odontologia que tem a finalidade de corrigir a posição dos dentes de uma pessoa através da colocação de um aparelho ortodôntico. Normalmente é uma especialidade procurada por pessoas que tem os dentes desalinhados, com dificuldades na mastigação e escovação. Embora a maioria das pessoas procuram apenas para alinhamento dos dentes, a ortodontia também busca a cura de outros problemas graves, como por exemplo síndrome da DTM (disfunção da articulação temporo mandibular), que é a  disfunção da ATM (articulação que liga o maxilar ao crânio). Seus sintomas são dores de cabeça, sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca, mandíbula presa, flacidez nos músculos da mandíbula e até mesmo dores ao bocejar. Quem utiliza aparelho ortodôntico também pode ter dificuldade de adaptação, e a fonoaudiologia pode ajudar nesta adaptação. O tratamento do problema na ATM pode ser feito também por um ortodontista.

Tipos de Aparelhos Ortodôntico

Antes de colocar o aparelho ortodôntico em um paciente o dentista precisa primeiro identificar qual a sua necessidade, pois existe diferentes tipos de aparelhos ortodônticos e cada um com uma finalidade diferente.

Aparelho fixo convencional, o arco mantem-se preso a cada um dos braquetes através de borrachinhas.

Aparelhos fixos autoligáveis, tecnologia mais avançada com tempo menor de tratamento.

Aparelhos estéticos, tem a mesma função do aparelho de metal, porém é feito de material transparente, ficando mais bonito estéticamente.

Aparelhos alinhadores, voltado para tratamentos mais estéticos, melhor higienização, e menos dores durante o tratamento.

Aparelho lingual, é um modelo considerado invisível uma vez que é colocado na parte de trás dos dentes, muito utilizados por praticantes de esportes para evitar ferimentos em caso de contato.

Expansor Palatino, mais indicado para jovens, no intuíto de corrigir problemas de mordida cruzada.

Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico

Um tratamento ortodôntico normalmente  dura de 12 a 24 meses, mas este tempo pode variar para mais ou para menos dependendo da gravidade do problema do paciente.

Como saber se preciso utilizar aparelho ortodôntico

Para saber se preciso de tratamento ortodôntico, o mais correto é procurar um ortodontista, porque é ele o profissional responsável por fazer os exames necessários e identificar a necessidade da utilização de aparelho. Além da parte estética que envolve apenas o alinhamento dos dentes, o ortodontista também poderá identificar outros problemas impossíveis de serem vistos a olho nu. Muitas vezes problemas envolvendo dores no pescoço e dores de cabeça estão diretamente ligados ao tratamento ortodôntico.

Higiene bucal com aparelho ortodôntico

Para uma pessoa que usa aparelho ortodôntico, muitas vezes a higiene bucal torna-se algo bem difícil de se fazer no dia-a-dia. Abaixo seguem algumas dicas que podem fazer toda a diferença:

Na hora de escovar os dentes, deve-se utilizar uma escova especial, o movimento é o mesmo que o feito por quem não utiliza aparelho, com a escova no ângulo de 45 graus movimentando no sentido da gengiva para os dentes.

O fio dental deve ser utilizado com a ajuda de um acessório chamado passa-fio, ele ajuda o fio-dental alcançar o meio dos dentes, isso evita a gengivite, problema muito comum em pessoas que utilizam aparelho ortodôntico.

Enxaguantes bucais com flúor também ajudam a minimizar o aparecimento de manchas e cáries, portanto não devem substituir a escovação e o fio dental, mas sim trabalhar como aliado.

Eder Santos

Especialista em Planos de Saúde

Formado em Marketing Digital
Eder-Santos-Tratamento-Ortodôntico
o-que-é-gestão-de-pessoas

Gestão de Pessoas

O que é Gestão de Pessoas? Você sabe o que é Gestão de Pessoas? Apesar de não haver consenso, uma definição interessante gestão de pessoas

Leia mais »
Vasectomia

Vasectomia

Vasectomia Vasectomia, é uma cirurgia muito procurada por homens que não pretendem mais ter filhos, ou melhor dizendo, que não pretendem mais engravidar uma mulher.

Leia mais »
ilustração-de-garoto-com-sarampo

Sarampo

Sarampo O Sarampo é provocado pelo vírus Morbilivírus, sendo uma doença infectocontagiosa, ou seja, uma doença provocada por micróbios que pode ser transmitida rapidamente para

Leia mais »

Compartilhe

Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Observação: O conteúdo deste site é informativo, sempre procure um profissional da saúde para diagnóstico médico, tratamento e consulta. 

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade?
× Estou online!