Vasectomia

Vasectomia

Vasectomia, é uma cirurgia muito procurada por homens que não pretendem mais ter filhos, ou melhor dizendo, que não pretendem mais engravidar uma mulher. Sabemos que as coisas não estão fáceis, então, eliminar a possibilidade de despesas futuras é algo que no mínimo, podemos parar para pensar.

Muitos rumores sondam a respeito desse assunto, afinal, será que posso reverter esse processo futuramente? Vou ficar impotente? É dolorido? Vou poder praticar esportes?

Todas essas dúvidas serão tiradas no decorrer desta matéria. Confira!

O que é Vasectomia

Mas afinal, o que é Vasectomia? Trata-se de um procedimento cirúrgico realizado em homens, e tem finalidade de não engravidar uma mulher. A vasectomia corta a movimentação de espermatozoides que seriam enviados durante a ejaculação, ou seja, o homem perde a capacidade de engravidar uma mulher. A vasectomia também pode ser chamada de Laqueadura Masculina, esterilização ou ligadura dos ductos deferentes.

Como é feita a cirurgia

A maneira como é feita essa cirurgia é bem simples. Para começar, não existe a necessidade de estar de jejum. O homem recebe uma anestesia (incisão de 1 cm de cada lado do saco escrotal), aliás, esta é a pior parte da cirurgia, pois trata-se da parte dolorida do processo. Em seguida, são cortados os ductos deferentes (responsáveis por transportar o esperma) e bloqueados por um fio de sutura.

Fim! A cirurgia demora menos de 1 hora e você já estará liberado para voltar para sua casa.

Pós operatório

Esta cirurgia não necessita de internação, ou seja, depois de concluída, o paciente pode voltar para casa, até mesmo andando. Porém, é importante tomar alguns cuidados, pois trata-se de uma cirurgia, então há a necessidade de tomar certos cuidados:

  • Repouso (recomendado pelo médico);
  • Medicação (recomendada pelo médico);
  • Higienizar com água e sabão;
  • Não praticar atividades físicas por um determinado período;
  • Não ter relações sexuais nos primeiros dois dias após a cirurgia;

Todos esses cuidados são passados pelo médico no dia do parto, então, fique tranquilo!

Após a cirurgia, já estou estéril?

Não, após a cirurgia o médico solicita um exame de espermograma para saber se deu tudo certo. Esse exame de espermograma normalmente é realizado 120 dias após a cirurgia, então, utilize métodos anticoncepcionais até que o médico avalie seu espermograma e certifique que você realmente está estéril.

Planejamento familiar

Antes de decidir-se pela vasectomia, é importante que o paciente saiba que se trata de um processo praticamente irreversível, então, são explicados outros métodos que impedem a gravidez.

  • Utilização de preservativos;
  • Utilização de anticoncepcionais;
  • Utilização de DIU: este método reduz as chances de engravidar para 0,2%;
  • Também, é explicado que as chances de reversão são baixíssimas;
  • A Vasectomia é indicada para homens que já tem família constituída;

Para quem é recomendado

  • Homens com idade superior a 25 anos;
  • Ter 2 filhos vivos (não enteado);
  • Estabilidade conjugal (se for casado);
  • O casal precisa estar em comum acordo;
  • Precisa ter indicação psicológica ou social (planejamento familiar acima);
  • Pessoas incapazes que apresentem laudo psicossocial ou médico, ainda assim há a necessidade de autorização judicial.

Preço de uma cirurgia de Vasectomia

O preço da vasectomia varia muito, podendo ser de R$ 600,00 a R$ 4.000,00. Vale a pena pesquisar ou procurar pelo SUS, que faz gratuitamente.

Cirurgia pelo SUS

O SUS oferece de forma gratuita todo o processo que envolve a vasectomia, desde a passagem com o psicólogo para planejamento familiar até o processo da cirurgia em si, é em bem tranquilo, vale a pena recorrer a esta opção. Pra isso, procure o posto de saúde mais próximo da sua casa.

Você pode procurar um posto de saúde mais próximo da sua casa e se informar sobre como fazer a cirurgia. Acesse aqui o link

Vasectomia é reversível?

Existe sim a possibilidade de reverter este processo, porém, não é simples, e nem todos os casos tem sucesso. Este fato coloca um homem para pensar antes de tomar a decisão de não ter mais filhos!

O processo de reversão parte de uma microcirurgia minuciosa que pode durar até 3 horas, este procedimento faz a reconexão dos ductos deferentes.

O sucesso no processo de reversão esta ligado ao tempo que a cirurgia foi feita, quanto antes o homem querer reverter, mais chances terá de sucesso. É importante frisar, não existem garantias no processo de reversão, mesmo que a cirurgia tenha sido feita recentemente, o que existe é a possibilidade de dar certo.

Em pouquíssimos casos, menos de 0,2%, acontece a reversão espontânea, é raro, e na grande maioria das vezes, acontece em pessoas que tiveram alguma infecção após a vasectomia.

Vasectomia - vantagens e desvantagens

As vantagens e desvantagens dependem da visão de cada indivíduo, para alguns, não ter mais filhos pode ser uma vantagem, para outros, em algum momento da vida, pode bater o arrependimento, isso pelo fato de casar-se com outra mulher e querer ter um filho com ela.

Mas podemos contar que entre as vantagens estão:

  • Ter relações com sua companheira sem preocupações de engravidar;
  • Não precisar utilizar outro método anticoncepcional;
  • A vasectomia é bem mais simples do que a laqueadura.

Vale lembrar que, o uso de preservativos diminui o risco de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Fatores de risco

Existem poucos fatores que podem complicar o pós-operatório, isso porque, é uma cirurgia de pequeno porte, os mais comuns são:

  • Dor local;
  • Infecção na cirurgia;

Como você pode ver, não é nenhum problema muito sério, mas caso aconteça, procure o médico e siga as instruções passadas por ele.

Mitos e Verdades

Muitos rumores sondam a respeito desse assunto, afinal, será que posso reverter esse processo futuramente? Vou ficar impotente? É dolorido? Vou poder praticar esportes?

  • Impotência sexual: não precisa ficar com medo, esse procedimento não causa nenhuma disfunção, não diminui a libido, e também não perde a sensibilidade no pênis, ou seja, tudo fica normal.
  • Vasectomia e castração: ao contrário do que algumas pessoas pensam, a vasectomia não é uma castração, ela apenas não deixa os espermatozoides passarem para o pênis, e a castração é a remoção dos testículos;
  • Você não fica estéril imediatamente, pois existem espermatozoides que ainda estão no canal do pênis, e como mencionado acima, existe a necessidade de fazer um teste de espermograma para constatar o sucesso da operação;
  • É um processo que dói somente na hora na anestesia local, depois fica somente um desconforto que pode durar uma semana;
  • Após a recuperação você pode voltar a praticar esportes normalmente.

Métodos contraceptivos

Existem vários outros métodos contraceptivos que podemos utilizar para não ter filhos, segue abaixo:

  • Implante anticoncepcional – trata-se de um pequeno tubo de plástico introduzindo no braço da mulher, esse tubo libera hormônios de forma lenta, isso dificulta a entrada do espermatozoide no útero da mulher;
  • Laqueadura – cirurgia irreversível que impossibilita a mulher de ter filhos por toda a vida.
  • DIU (Dispositivo Intrauterino) – contraceptivo de plástico em forma de T, introduzido no útero e pode ficar até cinco anos;
  • Camisinha masculina e/ou feminina – além de evitar a gravidez, evita também a contaminação de outras doenças sexualmente transmissíveis;
  • Pílula Anticoncepcional – é o método mais utilizado pelas mulheres, o anticoncepcional tem hormônios que são semelhantes aos produzidos pelos ovários, desta forma, a ovulação não ocorre e não existe óvulo para ser fecundado;
  • Diafragma Vaginal – dispositivo de borracha em forma de anel, feito para impedir a entrada de espermatozoides no útero;
  • Anel Vaginal – dispositivo que a própria mulher coloca em sua vagina, sendo necessário remove-lo após três semanas para descer a menstruação;
  • Anticoncepcional Injetável – é uma injeção que libera hormônios que impedem a ovulação.

Eder Santos

Especialista em Planos de Saúde

Formado em Marketing Digital
Vasectomia
o-que-é-gestão-de-pessoas

Gestão de Pessoas

O que é Gestão de Pessoas? Você sabe o que é Gestão de Pessoas? Apesar de não haver consenso, uma definição interessante gestão de pessoas

Leia mais »
Vasectomia

Vasectomia

Vasectomia Vasectomia, é uma cirurgia muito procurada por homens que não pretendem mais ter filhos, ou melhor dizendo, que não pretendem mais engravidar uma mulher.

Leia mais »
ilustração-de-garoto-com-sarampo

Sarampo

Sarampo O Sarampo é provocado pelo vírus Morbilivírus, sendo uma doença infectocontagiosa, ou seja, uma doença provocada por micróbios que pode ser transmitida rapidamente para

Leia mais »

Compartilhe

Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Observação: O conteúdo deste site é informativo, sempre procure um profissional da saúde para diagnóstico médico, tratamento e consulta. 

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade?